Quase todos os estilos ou escolas de Karate Do que existem hoje derivam de quatro estilos de Karate Do considerados “Tradicionais”, e que foram fundados em épocas muito próximas, são eles:

• Goju-Ryu, por Chôjun Miyagi;

• Shito-Ryu, por Kenwa Mabuni;

• Shotokan, por Gichin Funakoshi;

• Wado-Ryu, por Hironori Ôtsuka.

Devemos recordar que quase todos estes mestres foram alunos, por sua vez, dos mesmos professores, e que todos eles viveram em uma época em que não havia política no Karate Do. Portanto, foram colegas de treino e tiveram a oportunidade de trocar técnicas e teorias num clima de ajuda mútua visando simplesmente o engrandecimento da arte das mãos vazias.

Porém, naquela época o Karate Do não era conhecido por este nome, mas sim como “Tô-De” e os estilos eram conhecidos pelo nome do lugar onde eram praticados, seguidos da palavra “Te” (mão/técnica). Desta forma, se distinguiam três ramos principais:

• Shuri-te: “Técnica de Shuri”. Shuri era a cidade onde estava a Corte Real;

• Naha-te: “Técnica de Naha”. Naha era o Porto Comercial de Okinawa;

• Tomari-te: “Técnica de Tomari”. Tomari era um bairro de imigrantes chineses.

Com o passar do tempo, o Tomari-te foi absorvido pelo Shuri-te originando o Shôrin-Ryû e o Naha-te passou a ser conhecido como Shôrei-Ryû, ficando apenas estes dois ramos como principais.

Cada um destes ramos tinha um mestre que era um especialista em suas técnicas e com quem aprenderam os professores que posteriormente fundariam os quatro estilos de Karate Do Tradicionais anteriormente citados.

O Shuri-te/Tomari-te ou Shôrin-Ryû era ensinado pelo mestre Ankô Itosu, que transmitiu seus conhecimentos para Kenwa Mabuni (fundador do Shito-Ryu), para Gichin Funakoshi (fundador do Shotokan), entre outros renomados mestres.

O Naha-te ou Shôrei-Ryû era ensinado pelo mestre Kanryô Higaonna que teve como discípulos Kenwa Mabuni e Chôjun Miyagi (fundador do Goju-Ryu), entre outros.

Como podemos observar, Kenwa Mabuni teve a oportunidade de aprender o Tô-De (Karate Do) com os dois mestres mais importantes de sua época, cada um em seu estilo. Por este motivo, o Shito-Ryu é o único estilo que combina as características dos três principais ramos entre si. Devido a isto, é o único estilo de Karate Do que possui as características de todos os demais, o que se pode ver reflectido na grande variedade técnica e na enorme quantidade de Kata que possui.

Por : Denis Andretta da Associação Seiden-kai do Brasil